terça-feira, 15 de julho de 2008

O nome!

No começo dos anos ‘80, em uma gravação para a Rádio Cidade, do Rio de Janeiro, conheceram o produtor Mariozinho Rocha, que surpreso com a qualidade musical do grupo, sugeriu que eles trocassem o nome da banda, por achar pouco comercial o nome ‘Famks’.
O nome foi mudado para Roupa Nova, por sugestão de Milton Nascimento, que compôs uma música de mesmo nome, presente no primeiro CD da banda. Após a mudança e lançamento do primeiro disco, pela gravadora Polygram, em 1981, eles passaram a ganhar maior destaque e começaram a aparecer mais no cenário musical, que já contava com grupos como ‘A Cor do Som’ e ‘14 Bis’.
O grupo começou a alcançar sucesso e teve o clipe da música “Canção de Verão” exibido no Fantástico da Rede Globo. O êxito se repetiu no segundo disco, em 1982.A música “Anjo”, do terceiro disco (1983), representou um novo momento na carreira do grupo e o sucesso era cada vez maior. Em 1984, já na gravadora BMG, emplacaram o sucesso Whisky a Go-Go, tema de abertura da novela ‘Um Sonho a Mais’ da Rede Globo. Em 1985, eles lançam o quinto disco, que faturou prêmios da indústria fonográfica. Destacando-se "Show de Rock'n Roll", "Seguindo noTrem Azul", “Linda Demais” e “Dona” - esta última um tremendo sucesso composto por Sá e Guarabyra, tema da inesquecível viúva Porcina na novela ‘Roque Santeiro’, sendo declarada por Regina Duarte como seu hino. Assim, o Roupa Nova continuava a emplacar hits nas paradas de sucesso até o fim da década de ‘80 com os LP’s “Herança”, de 1987, e “Luz”, de 1988. No final deste ano, a banda começa os primeiros passos para a sua carreira internacional, tocando por vários países da América do Sul, Estados Unidos e em Portugal, porta de entrada da Europa.

Nenhum comentário: